PL Mulher SP

03 DE DEZEMBRO — DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. A data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência.

Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.

A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

Tipos de deficiências
A deficiência pode ser classificada em:

  • física,
  • auditiva,
  • visual,
  • mental,
  • múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Importância da inclusão e da acessibilidade

De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.

Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara.

Sendo assim, é fundamental que se criem e promovam políticas que acolham melhor essa parcela da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.