PL Mulher SP

Deputada Graciela garante implante anticoncepcional para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Franca

Mulheres em situação de rua, portadoras de HIV, dependentes químicas e entre outras em situação de vulnerabilidade em Franca, poderão colocar em breve um implante anticoncepcional de forma gratuita pela rede pública, graças à deputada estadual Delegada Graciela (PL-SP), que destinou R$ 50 mil à prefeitura.

O município já adquiriu os produtos e iniciará a aplicação, que depende da autorização da mulher, nos próximos dias. A Secretaria de Saúde já solicitou o recrutamento das pacientes junto ao serviço de Ação Social. Há 133 mulheres vulneráveis cadastradas na Secretaria de Ação Social de Franca, entre elas, 42 são moradoras de rua.

“Eu fico muito feliz em saber que essas mulheres tão sofridas, vão poder contar com um método anticoncepcional confiável. Aproveito para informar que, além destes implantes que foram comprados com emenda de minha autoria, eu já destinei mais R$ 50 mil para a Prefeitura comprar nova remessa de implantes. Os recursos devem ser liberados nos próximos meses”, afirmou a deputada.

O implante contraceptivo consiste em um pequeno bastonete flexível que pode ser aplicado na parte interna do braço, no abdômen ou glúteos. O hormônio é liberado gradualmente no organismo, com a função de inibir a ovulação e, assim, impedir a gravidez, por até 3 anos.

“O método é de altíssima eficácia para evitar gravidez não planejada, não tem efeitos colaterais significativos, e ajuda a evitar tragédias na vida pessoal das mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explicou o médico Raul Hellu, coordenador de Residência Médica do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.