PL Mulher SP

PL Mulher lança diretório do PL Mulher em Itu

O plenário da Câmara de Vereadores de Itu recebeu, na noite da última quinta-feira,10, a solenidade de posse da diretoria do PL Mulher Itu, divisão feminina do Partido Liberal.

Estiveram presentes diversas lideranças da sigla no município, como o prefeito e presidente do PL Itu, Guilherme Gazzola, e o vereador e vice-presidente da legenda, Thiago Gonçales, além da deputada federal Katia Sastre (PL-SP), presidente do PL Mulher Estadual.

A solenidade foi marcada por discursos exaltando a importância da participação feminina na política, destacando que o PL Mulher Itu irá realizar ações efetivas para a inserção das mulheres na discussão política do município. A deputada Katia Sastre também relembrou sua trajetória, recordando o vídeo que viralizou e a fez se candidatar – ela, que é policial militar, ficou conhecida por reagir a uma tentativa de assalto na porta de uma escola em Suzano/SP.

O PL Mulher Itu será presidido pela advogada Dra. Isis Paloma Bandeira Valente Cordeiro. A vice-presidente é a vereadora (e vice-presidente da Câmara) Célia Rocha. Compõem ainda a diretoria Maria Luiza de Freitas Juzino (secretária-geral), Talita Cristina Motta de Oliveira (tesoureira), Rosanna Montargil Rocha Saldanha Silva (vogal) e Luisa de Fatima Bandeira Alves de Camargo (membro). Após a posse, as integrantes receberam flores em homenagem.

Antes de o evento começar, a presidente do PL Mulher, a deputada Katia Sastre e o prefeito Guilherme Gazzola conversaram com a reportagem do JP. Isis Paloma contou que recebeu o convite para presidir o PL Mulher através da deputada. “O PL Mulher é de extrema importância para que a mulher se torne protagonista dentro desse espaço, que é o espaço político. E em Itu, principalmente, que é uma cidade ainda tradicionalista, com um viés machista”, declara a presidente.

Ela lembra que, apesar de as mulheres serem mais de 50% do eleitorado brasileiro, apenas 15% dos cargos públicos são ocupados por elas. “Essa participação ainda é tímida. A ideia do PL Mulher é despertar lideranças femininas e engajar outras mulheres no ambiente político”, declara Isis Paloma.

Já a deputada Katia Sastre afirmou que precisamos chegar a um equilíbrio” entre homens e mulheres. “Esses dois olhares são necessários para esse equilíbrio, para chegarmos mais perto de uma ação igualitária”, disse. Segundo ela, nas últimas eleições a participação feminina avançou, mas ainda não o suficiente.

“Estamos engatinhando. A gente precisa de mais mulheres. Não apenas para preencher as cotas”, prossegue, lembrando a cota de 30% de candidaturas femininas dentro dos partidos.

Já o prefeito destacou a formação do PL Mulher e a força do partido na cidade, destacando a boa votação das candidatas a vereadora em 2020. “O PL segue uma linha mundial, que é a valorização da questão feminina. É necessário ter espaço e a política precisa de mulheres”, disse ele, que em seu discurso destacou a quantidade de mulheres em seu secretariado, que juntas manejam quantia significativa do orçamento municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.